Alimentos Para o Fígado

Estamos em meio a uma pandemia de esteatose hepática, estes texto não pretende ser a cura final, mas a ajudar pessoas com essa gordura
Compartilhe este post

Capítulo 1 – O Fígado

No corpo humano cada órgão tem importância singular, cada órgão tem um papel e o fígado, embora seja muito pouco falado, trabalha nosso metabolismo, cria uma barreira para infecção, nutre o corpo, transforma nutrientes para ter melhor utilização, fornece vitaminas, ajuda na digestão da gordura, faz a reserva de energia e ainda por cima tira substâncias tóxicas do corpo, dividir a hemoglobina bem como a insulina e outros hormônios e eliminar os glóbulos vermelhos sem funcionamento, o grande problema do fígado é sua equipe de Marketing, por ser uma equipe fraca, ele acaba não sendo tão falado.

Sem um fígado não há como sobreviver, por isso, o que vamos passar aqui serve para pessoas com Gama GT aumentada, mas também para todos aqueles que prezam pela saúde desse órgão.

Capítulo 2 –  Temperos

Agora vamos ver o que podemos usar de temperos na nossa cozinha que podem ajudar o fígado.

AÇAFRÃO ou CÚRCUMA

Um dos componentes muito usados na Medicina Ayurvédica, principalmente para inflamações no fígado, este tempero da culinária indiana ajuda na desintoxicação deste órgão aumentando a capacidade enzimática e limpando o organismo.

ALHO

Possui uma conhecida ação antioxidante, ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e de triglicerídeos, com isso acumula menos “gordura no fígado”.

Uma forma de uso do alho envolve fazer um chá de alho ou picar um dente e colocar em 1 litro de água e deixar descansar por 10 minutos, use este chá para o cozimento de alimentos, com isso terá a ALICINA, uma das substâncias do alho que faz bem à saúde.

Suas propriedades anti-inflamatórias são bem conhecidas e a ALICINA é quem ajuda a ” limpar o fígado”.

GENGIBRE

Considerado um tônico para o Fígado tem o efeito de melhorar a secreção de Bile e com isso digerir melhor as gorduras, com isso diminui a sobrecarga no fígado.

CONDIMENTOS

Alguns temperos como orégano, sálvia ou alecrim possuem polifenóis saudáveis, não só ajuda o fígado, mas diminui o sal de algumas comidas.
Possuem antioxidantes prevenindo o envelhecimento precoce, auxilia e melhora a circulação, assim como a digestão e funcionamento do corpo.

Capítulo 3 – Frutas

ABACATE

Uma das frutas ricas em gorduras boas, nutrientes e principalmente a GLUTATIONA, um antioxidante muito poderoso que ajuda a “limpar” o organismo, talvez por isso ganhou o apelido de “ouro verde”.
O abacate é conhecido por ter carotenóides, tocoferóis, omega 3, diversas vitaminas e um efeito anti-inflamatório eficaz e que por isso ajudaria na função do fígado. Só que não para por aí, todos estes nutrientes favorecem o emagrecimento, diminuição do LDL (colesterol ruim) e dos triglicérides (responsável pela “gordura no fígado”) e do açúcar no sangue.
O grande problema é seu excesso de calorias, que por isso, deve ser consumido com moderação.

ABACAXI

Possui a BROMELINA, uma enzima que ajuda a desobstruir o fígado, diminuindo o acúmulo de gorduras e toxinas.

FRUTAS VERMELHAS

Algumas frutas como amora, cereja, morango, framboesa e outras que são de coloração vermelha são frutas com poderosos antioxidantes, com isso combatem substâncias tóxicas acumuladas no Fígado.

LARANJA

Conhecida por ser fonte de vitamina C a laranja possui carotenóides e flavanóides com ação antiinflamatória, com isso diminui o dano celular e desenvolvimento de doenças no fígado.
Temos outras frutas ricas em vitamina C que possuem efeito similar, como acerola, abacaxi, limão, tangerina. Todas com muito efeito benéfico e similar, quanto à laranja recomenda-se 1 laranja crua por dia ou 150ml de suco natural.

LIMÃO

Coloquei esta fruta à parte das que possui vitamina C por ser rico em antioxidantes, com isso ajuda o fígado a produzir mais enzimas, melhorando a digestão dos alimentos e melhorando a obtenção de mais energia.
Para se ter uma ideia um limão possui um terço da quantidade diária recomendada de vitamina C.
A US National Health Library descobriu que o suco dessa fruta possui antioxidantes que diminuem inflamação, ajuda a processar glicose e eliminam radicais livres

MAÇÃ

Ricas em PECTINA a maçã, uma fibra solúvel que diminui a absorção de colesterol e do açúcar, além de eliminar toxinas no corpo.
As proteínas formadas no fígado transportam ferro, vitamina A e cobre para o restante do corpo, a vitamina C da maçã quando ajuda a função do fígado, ajuda também indiretamente nestas ações fundamentais ao corpo.

MIRTILOS ou ARÁNDAMOS ou BLEBERRY

Fruta pouco consumida e que possui os POLIFENÓIS que diminuem a “gordura no fígado”, assim como o chocolate amargo, azeites e ameixas.
Possui alto teor de antioxidante e muitos nutrientes. Possui diversas vitaminas A, B, C e PP, além de potássio, Ferro, Manganês, Fósforo, Magnésio, Cálcio Tanino, ácido málico e tartárico e ainda por cima a PECTINA que citamos anteriormente.

UVA ROXA

Contém RESVERATROL na composição, um antioxidante muito mais presente nas sementes que reduz a inflamação e previne danos ao fígado. Rico em Vitamina C, antocianinas e flavonoides, que são fundamentais ao corpo e principalmente para o fígado.
O ideal é a fruta ser comida da forma inteira, mas pode ser adquirida como suco orgânico ou suplementos de extratos de sementes.

Capítulo 4 – Saladas

ASPARGO

Pouco consumido no dia a dia tem efeito de diminuir o edema (inchaço) e eliminar diversas substâncias tóxicas por promover melhor função do fígado.
Alguns estudos até sugerem seu efeito combatendo os efeitos da ressaca

BATATA DOCE

A batata possui o BETACAROTENO que tem ação anti-inflamatória fundamental para a saúde do organismo. no fígado esse nutriente é transformado em vitamina A permitindo ao corpo seu uso.

BETERRABA

Age na produção enzimática do fígado, causando desintoxicação, com isso limpa do sangue elementos tóxicos, aumentando a produção de nutrientes no organismo e bom funcionamento do fígado.
O suco de beterraba é rico em antioxidantes (BETALAÍNAS) e em nitrato, os antioxidantes reduzem o efeito de radicais livres e inflamação enquanto o nitrato age melhorando a função dos vasos.

BRÓCOLIS

Estudos atuais sugerem seu efeito na prevenção da gordura no fígado. Com muitos nutrientes e poucas calorias possui elementos com propriedades anticancerígenas. Possui altas quantidades de cálcio, ferro, potássio, zinco e vitaminas.
O brócolis tem CANFEROL (o mesmo encontrado em couve e repolho), um flavonoide com ação anti-inflamatória que diminui gordura no fígado. e ameniza efeitos da hepatite e cirrose.
Suas fibras diminuem a absorção de glicose e gordura ruim no intestino, desintoxicando o corpo. Também diminui a síntese de colesterol ruim.

CEBOLA

Rica em ALICINA, que ajuda na função do fígado e na eliminação de toxinas.

ESPINAFRE

Possuem a GLUTATIONA, um antioxidante que ajuda na função do fígado. Possuem muitos nutrientes, poucas calorias e é fácil de preparar.
Contém também o ÁCIDO ALFALIPÓICO que diminui os níveis de glicose, aumenta a sensibilidade à insulina, e diminui a oxidação do corpo (associado a envelhecimento, câncer e diversas doenças).
Rico em BETACAROTENO, também combate radicais livres que reduz câncer e doenças cardíacas, além de melhorar o sistema de defesa e diminuir problemas neurológicos, como Alzheimer.

TOMATE

Possui GLUTATIONA e LICOPENO, que além de ajudar na função do fígado diminui a chance de desenvolvimento de câncer

Capítulo 5 – Pratos Principais

ALCACHOFRA

Não é algo muito comum no prato do brasileiro, mas é rica em antioxidantes como a CINARINA e a SILIMARINA. diminuindo o efeito de radicais livres no fígado. Possui efeitos de aumentar a produção de bile e ajudar na regeneração do fígado.
Algumas pessoas preferem ingerir o Chá que é preparado com 15g de folhas secas e 500ml de água fervente.

REPOLHO

Também se trate de um alimento não muito comum, até porque algumas pessoas não gostam muito, mas pode ser usado em sopas e saladas. Tem o efeito de estimular enzimas do fígado a eliminarem substâncias tóxicas para o organismo

SALMÃO

Famoso pelo Ômega 3, um tipo de gordura boa que protege o coração e também o fígado, alguns pratos são preparados com azeite que possui o ômega 9 potencializando esse efeito.
Possui ação antioxidante e anti-inflamatório, diminuindo o efeito do acúmulo de colesterol e triglicerídeos, elementos que causam a “gordura no fígado”.
Pode ser preparado cozido ou assado com pele, que é onde existe mais o omega 3, procure consumir ao menos 3 vezes por semana.
Existem outros alimentos que possuem o omega-3 como sementes de linhaça ou de chia, nozes e outros peixes como atum, sardinha e arenque.

Capítulo 6 – Suplementos e Outros

AVEIA

Rica em Fibra que é uma aliada na perda de peso, pois diminui a absorção de glicose e colesterol ruim, melhora o trânsito intestinal e ajuda na proliferação das bactérias boas no intestino.
Rita em BETAGLUCANA uma fibra que ajuda a melhorar o sistema de defesa do corpo, combater inflamação e gordura no fígado. Recomenda-se 3g desta fibra por dia, ou seja, 150g de aveia em flocos.

AMÊNDOAS, NOZES, CASTANHAS (OLEAGENOSAS)

Aqui podemos incluir as oleaginosas, que possuem uma excelente fonte de vitamina e o omega que protege o fígado contra o acúmulo de gordura. Alguns estudos sugerem efeito na prevenção do Diabetes. Recomenda-se 30 gramas por dia.
A macadâmia possui mais gordura e proteínas, nas amêndoas há fontes de antioxidantes, gordura monoinsaturadas, vitaminas B1 e E e minerais.
Avelã tem um efeito em melhorar o perfil de colesterol, a Castanha do pará em melhorar a imunidade pelo Selênio, assim como a castanha de caju com o Zinco.

AZEITE

É importante ressaltar que vamos colocar aqui sobre o extra-virgem, que é uma das gorduras mais saudáveis pois possui polifenóis na composição, como o OLEOCANTAL, com efeito anti-inflamatório e antioxidante, ou seja, diminui a gordura no fígado, e deve ser ingerida uma colher de chá por dia (6,5ml)

CAFÉ

Existem estudos indicando que três copos por dia pode ajudar na função do fígado, outros até sugerindo um menor risco de câncer.
Possui antioxidantes que diminui o risco de radicais livres, causa de câncer, problemas no coração, envelhecimento.
Só é necessário tomar cuidado com a adição do açúcar, isso faz o café ser um inimigo do pâncreas. Assim como evitar tomar café a noite, ou caso esteja com gastrite.

CHÁ VERDE

Possui as CATEQUINAS (EPIGALOCATEQUINA), um antioxidante que diminui o risco de câncer, inclusive o de fígado. Geralmente preparado em infusão e tomar de 2 a 3 xícaras por dia, evitando o período antes da refeição, porque ele diminui a absorção de ferro, vitamina C e ferro. Dê preferência para tomar quente, uma vez que o formato gelado tem menos antioxidantes, e evite as cápsulas, suas ingestão é não recomendada.
É utilizado para emagrecer por aumentar a queima de gordura, mas também serve para diminuir o colesterol ruim. Evite tomar por conta, procure um médico antes de iniciar porque o excesso pode intoxicar o fígado.

DENTE DE LEÃO

É um potente antioxidante, pouco utilizado pela nossa culinária, mas que age diretamente em fígado e pâncreas

PRÓPOLIS

Seu extrato pode ser obtido de abelhas e contém os BIFLAVONOIDES que ajudam na melhoria da função do fígado, além desintoxicar o organismo

Capítulo 7 – Dicas Finais

ÁGUA

O fígado é o local onde se tem muitas reações químicas, por isso precisa de água para uma boa função, ao manter o peso ideal e bem hidratado você consegue uma melhor função deste órgão.
É sugerido ao menos dois litros por dia, mas o ideal é consultar sempre seu médico, pois algumas doenças levam à restrição de água.

RECOMENDAÇÕES

Passamos muitos alimentos, claro que existem muitos outros que ajudam o fígado, porém que ainda tem estudos em andamento, basicamente algumas diretrizes são necessárias, como:

  • Procurar alimentos que tem fibras – presentes em vegetais e frutas, assim como alimentos integrais;
  • Ingerir ovos;
  • Preferir queijo branco ao amarelo;
  • Consumir azeite;
  • Lácteos procure ingerir desnatados;
  • Prefira carne branca à vermelha, lembrando dos peixes três vezes por semana;
  • Procure colocar na dieta as Oleaginosas;

EVITE

Existem alimentos que aumentam gordura que são péssimos, como:

  • Alimentos que levam gordura saturada (industrializados, queijo amarelo, margarina, carnes processadas, temperos artificiais, etc)
  • Frituras;
  • Alimentos ricos em açúcar;
  • Bebidas alcoólicas

Siga-nos nas Redes Sociais e veja mais conteúdo:

Youtube – https://www.youtube.com/@nutrologiacampinas

Instagram – http://instagram.com.br/nutrologiacampinas 

Dr. Luciano Tarelho CRM-SP 106584

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post
Este artigo foi publicado por
Continue lendo
Fale Conosco